Autonomia, chegou a hora?


Algumas meninas são auto-suficientes, ou seja, são bem mais aptas a realizar determinadas tarefas que algumas outras, porquestões totalmente naturais ou influência familiar. 
 Tomar decisões por conta própria é muito bom e ajuda você a saber exatamente quem é e para onde pretende ''ir'', mas as vezes, dependendo da sua idade e da sua maturidade isso só torna tudo mais complicado e vira uma teimosia ao invés de um grito de independência!


Quero colocar um piercing! Meus pais não gostam, como sei que é a hora certa? Há realmente um preconceito das empresas em relação a isso? E se eu me arrepender depois? Devo encarar meus pais? Porque sim? Porque não?
 Se seus painão gostam e você depende deles ainda, ou seja, mora na casa deles, eles pagam suas contas, você não trabalha, não é maior de idade então não há o que fazer, você tem que respeitar a decisão deles. Se impor é uma coisa ótima, mas quando você tem condições de fazer isso. Quanto as empresas, bem nem todas são assim, hoje em dia esse p´reconceito está sendo qubrado, há bem mais preconceito com pessoas tatuadas do que com piercing. Se você se arrepender depois, basta tira-lo. O furo vai se fechar logo e não terá muitos indício que um dia um metalzinho esteve alí.
 Encarar os pais é uma decisão difícil. Se você tem mais de 16, costuma tomar decisões sozinha, tem como manter um argumento caso seus pais aleguem que você está sobre responsabilidade deles e não consegue se manter, então dá sim pra fazer um piercing na boa e eles se acostumarão. Mas é como te falei, se você depende deles pra tudo, casa comiga, escola... então você tem que obedece-los, afinal, eles lhe sustentam, você ainda não é auto-suficiente.


Quero trabalhar, mas não sei como começo. Onde arrumo emprego? Do que posso trabalhar? Menores de idade podem trabalhar? 
  Se você quer trabalhar, ótimo, mas tenha conciência que será apenas um estágio. Você, por lei, pode trabalhar  a partir dos 16 anos de idade. Procure na internet sites que ofereçam o programa jovem aprendiz, se inscreva em centros de estágios para estudantes, toda cidade tem um. Em Fortaleza por exemplo o CIEE é um deles que está disponível em vários estados do país.
 Tenha na cabeça que você não ganhará um salário mínimo, afinal você não trabalhará o dia inteiro, apenas em um período pois estará estudando. Você passará por uma entrevista de emprego como todo profissional, se se sair bem será contratado. 


 O melhor da festa sempre fica para depois da meia noite. O problema é que meus pais estabalecem um horário para que eu chegue em casa, e um horário cedo, onde mal posso curtir a festa. Exijo que eles mudem de opinião ou acato essas ordens?
 A resposta é bem parecida com a primeira pergunta. Se você é mais independente, costuma tomar suas próprias decisões, não é totalmente sustentada por seus pais, tem responsabilidades pode muito bem negociar um horário que beneficie tanto você como ele. Agora se você é totalmente dependente deles, o jeito é obedecer. Muitas meninas realmente jovens acham que devem encarar bater de frente, mas isso só agrava a situação, porque pela lei até os 18 todos são crianças, então as complicações de um menor de idade na rua ou em festas depois da meia noite não é só para o menor e sim parar os mais que respondem legalmente por eles.


Meis não me deixam namorar, mas estou namorando escondido. Devo anunciar isso aos meus pais? E se ele me forçarem a terminar meu namoro? Como posso não mentir para meus pais nem magoar meu namorado por não apresenta-lo a minha família?
 Você tem que ser franca com seus pais. Se você ama seu gatinho e ele também te ama, vai dá tudo certo. Converse com seus pais, explique os pontos positivos sobre seu garoto, mostre que você é uma pessoa responsável, que o namoro não vai atrapalhar os estudos (a preocupação e a desculpa de 90% dos pais). 
Agora, se você é  bem nova, tipo, 9, 10, 11, 12 anos não deve tirar a razão dos seus pais em se preocupar. Você é bem jovem e isso por acarretar alguns problemas, que para você não serão visíveis, mas para seus pais sim. Não tenha pressa menina, =) você terá muito tempo pra curtir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário