
'' A minha mãe não me deixa sair pra absolutamente lugar algum! Se penso em ir no aniversário e uma amiga: NÃO! Se penso em ir na praia com minahs tias: NÃO! Se penso em passear depois da escola numa dorveteria: NÃO! Se penso em dar uma volta na praçinha com meu namorado: NÃO! Não sei mais o que faço, me sinto muito presa e olha que já tenho 15 anos, o que faço?''
Camilla de Lima - 15 anos - RS
Olha, tem alguns fatores que contribuem para sua mãe achar que há algum problema em sair. Ela pode achar perigoso. Então tente mostrar a ela companhias realmente ''confiáveis'' ao ver dela!
Ela pode ficar chatiada por conta dos horários que vc volta. Então combine com ela um horário cedo, assim ganha sua confiança! Não adianta dizer ''ha mas todo mundo vai'' isso não funciona de forma alguma. Ao inves de dizer isso, experimente falar ''Mas muita gente responsavel e com autorizaçao vai.'' Se você realmente tiver uma mãe super fechada, ofereça o telefone dos pais de suas amigas, assim, se ela ver que você está oferecendo os telefones, ela provavelemente criará uma imagem de confiança!
''Minha mãe não quer me deixar ter nenhum tipo de relacionamento, ela diz que tenho que me preocupar em estudar e disse que namoro atrapalha os estudos, já estou muito revoltada pois amo muito o menino que estou ficando e não queria me separar dele por capricho da minha mãe!''
Melina de Sousa - 12 anos - PR
Mel, para muitas mães, 12 anos ainda é considerada uma idade infantil, embora hoje em dia, uma garota de 12 anos seja uma adolescente com sentimentos e vida social. Só que elas não entendem isso. Você tem duas escolhas. Uma: Você conversa abertamente com sua mãe, explica que está muito afim dele e que ele é muito especial pra vc, que é responsável, estudioso e que você consegue sim conciliar estudos e namoro. Fale sem gritar, olhando nos olhos isso transmite confiança. Duas: Dê um tempo com o gatinho, explique a ele a situação. Se continuar escondido com ele pode aterr dar certo, mas não por muito tempo.
'' Minha mãe em tudo que pode me critica, ela não quer saber se me machuca, ela só me critica. Se chega alguem la em casa é pior ainda. Se lavo os pratos ela diz que não lavei direito, se arrumo a minha cama ela diz que não sei dobrar os lençóis, se n~çao tiro 9 ou 10 ela diz que não me interesso pros estudos e que não tenho futuro, se não faço as coisas do jeito que ela quer então não sirvo, ela adora dizer que não srivo de nada a não pra bagunçar a casa. Isso dá vontade de chorar.''
Sarah Cristianne - 13 anos - SP
Sarah, mães adoram colocar defeito em tudo que fazemos! A minha até hoje é assim! Mas você tem que conversar com ela e dizer que isso está afetando você que ela tente ser menos rude com as palavras.
Se ela não quiser ouvir, tente relevar de vez enquando, as vezes mães estão tão sobrecarregadas de problemas que acabam estravassando em quem menos esperam. Tente relevar. Mas é basicamente isso, explique a ela que isso amchuca, não tente bater boca você mesmo certa sempre perderá a briga, afinal ela é sua mãe!
''Minha mãe não me deixa trabalhar! Tanta gente querendo emprego por aí e eu tendo um não posso aceitar. Eu me inscrevi num programa de primeiro emprego e quando fui chamada minha mãe simplesmente disse que não vou porque isso atrapalha meus estudos e que não sei fazer nada então seria apenas uma perda de tempo.''
Elizianne Cordeiro - 17 anos - CE
Elizi, você precisa fazer o que for certo pra sua vida. Se for um trabalho que não dê para conciliar estudos, desista, sua mãe está certa. Mas se for um emprego onde você consiga um tempinho para estudar, porque não? Diga a ela o quanto será vantajoso criar mais responsabilizade, aprender uma profissao, e alem de tudo isso ainda ganhar uma graninha para ajudar no orçamento da familia. Explique que é uma boa oportunidade porque você foi uma das poucas pessoas selecionadas no programa e que não pode disperdiçar essa oportunidade. Diga que assim você estará amadureçendo, sempre funciona.
''Sempre que vou a uma festa minha mãe vem me buscar e pior é que para o carro mesmo na porta da boate ou do clube onde estou e todo mundo vê e fica comentando. Acho chato isso. Nem meu pai faz isso. E é pior se eu finjir que não estou vendo, ela ainda grita meu nome e acena, todo mundo saca que é minha mãe. Se ela chega antes da festa acabar ela fica me ligando e tal e todo mundo já sabe quem é!''
Liah Maria - 18 anos - RJ
Liah, é até melhor que sua mãe vá lhe buscar, é muito mas seguro. O que está faltando aí é conversa! Converse com ela, peça para que ela estacione o carro um pouquinho mais longe da porta, diga que isso não pega bem PRA ELA, diga que isso dá a impressão de que ela é uma mãe super-protetora e que não tem sequer confiança na própria filha. Concilie um horário legal para as duas, mas se não der, seda somente uma vez, assim você ganha pontos com ela pra próxima saída. Não discuta.
''Minha mãe tem preconceito com meu gosto musical, como me visto e com meus amigos. Amo rock, coloca até baixo, dentro do meu quarto, porta fechada e mesmo assim ela reclama, diz que é coisa do satãn. Só porque visto camisas de banda e all star ela diz que não tenho bom gosto e diz que meus amigos rockeiros são tarados, imundos adoradores do cão!''
Letícia Amora - 15 anos - CE
Lê, existe uma repconceito muito grande em cima do rock não só da sua mãe. Mostre a ela as letras das suas musicas preferidas, prove a ela que não há nenhuma ligação das bandas com satãn. Assim ela conhecerá a verdade. Explique a ela que existe rock cristão (bandas como Skillet) e mostre essas letras, assim ela deixará de ter uma visão passada e preconceituosa além de falsa sobre o rock.
Quanto as roupas, não adianta mudar por conta dela, mas seria bom misturar as peças de rock, peças mais clássicas, assim sua mãe não falaria tanto.
Seus amigos é realmente o problema, pois destruir amizades por pura falta de compreensão e conhecimento é terrível, mas exploque que eles são gente boa, seus amigos pra toda hora, que te ajudam e que sempre estarão alí quando você precisar. Geralmente mães quando veem um rockeiro já acham que são bebados drogados, prove que isso não passa de tabu e preconceito pois drogados existem em todos os estilos musicais, além de que consome quem bem entende, ninguem vai abrir sua boca para colocar um baseado dentro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário